A Fé, bendizer (dizer bem) de Deus

p.1.2Bendizer – dizer bem – é próprio dos corações amantes. Nós protegemos, respeitamos, defendemos, desculpamos as pessoas que amamos. Certas atitudes e linguagens são um permanente maldizer ­– dizer mal –, acusar, condenar Deus, fazendo d’Ele o responsável de todos os males.

«Bendiz, ó minha alma, o Senhor e não esqueças nenhum dos seus benefícios» (Sl 103). Aqueles(as) que reconhecem e aceitam a sua condição de criaturas livres e amadas pelo Seu Criador e Senhor exultam de alegria pelo simples facto de existir. Fazem da sua existência um hino de louvor, ao experimentar o amor de Deus através do perdão que liberta e refaz a vida.

Este amor manifesta-se também na justiça feita aos oprimidos, pois é comparável à ternura dos pais para com os seus filhos que se revela na misericórdia, na bondade e na compaixão. À fragilidade da condição humana contrapõe-se a firme garantia do Amor e da Justiça.

As pegadas de Deus são visíveis na criação, qual perene milagre de uma presença vigilante e materna. O sopro de Deus recria, vivifica e renova o admirável mistério da vida.

Amantes de Deus são aqueles(as) que, em tempos de perseguições e incompreensões, continuam a dizer bem d’Aquele em quem puseram a sua confiança. Infâmias, humilhações, perdas materiais e emocionais são oportunidades para acordar-se com Deus sobre o Seu Projeto de Salvação que, pela fé, vislumbram muito além dos seus desejos e interesses pessoais. A felicidade consiste em estar de acordo com Deus em tudo; eles(as) sabem que a vitória vem também por meio da dor.

Francisco de Assis, doente e cego, canta: «Louvado sejas, meu Senhor, pelos que perdoam por Teu amor, suportando enfermidades e tribulações. Louvado sejas, Meu Senhor, pela nossa irmã a morte corporal,… Louvai todos e bendizei o meu Senhor! Dai-Lhe graças e servi-O com grande humildade!»

Naqueles(as) que dizem bem de Deus e lhe dão graças em todas as circunstâncias não se extingue o Espírito de louvor e adoração. Assimilam o bem, onde quer que se encontre, caminham na esperança rumo à liberdade e à vida. Os amantes de Deus «Anunciam dia após dia a Sua salvação, publicam entre as nações a Sua glória e em todos os povos as suas maravilhas» (cf. Sl. 95).

Irmã M.ª do Carmo Bogo

Anúncios

Um pensamento em “A Fé, bendizer (dizer bem) de Deus”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s