A Fé, bendizer (dizer bem) de Deus

p.1.2Bendizer – dizer bem – é próprio dos corações amantes. Nós protegemos, respeitamos, defendemos, desculpamos as pessoas que amamos. Certas atitudes e linguagens são um permanente maldizer ­– dizer mal –, acusar, condenar Deus, fazendo d’Ele o responsável de todos os males.

«Bendiz, ó minha alma, o Senhor e não esqueças nenhum dos seus benefícios» (Sl 103). Aqueles(as) que reconhecem e aceitam a sua condição de criaturas livres e amadas pelo Seu Criador e Senhor exultam de alegria pelo simples facto de existir. Fazem da sua existência um hino de louvor, ao experimentar o amor de Deus através do perdão que liberta e refaz a vida.

Este amor manifesta-se também na justiça feita aos oprimidos, pois é comparável à ternura dos pais para com os seus filhos que se revela na misericórdia, na bondade e na compaixão. À fragilidade da condição humana contrapõe-se a firme garantia do Amor e da Justiça.

As pegadas de Deus são visíveis na criação, qual perene milagre de uma presença vigilante e materna. O sopro de Deus recria, vivifica e renova o admirável mistério da vida.

Amantes de Deus são aqueles(as) que, em tempos de perseguições e incompreensões, continuam a dizer bem d’Aquele em quem puseram a sua confiança. Infâmias, humilhações, perdas materiais e emocionais são oportunidades para acordar-se com Deus sobre o Seu Projeto de Salvação que, pela fé, vislumbram muito além dos seus desejos e interesses pessoais. A felicidade consiste em estar de acordo com Deus em tudo; eles(as) sabem que a vitória vem também por meio da dor.

Francisco de Assis, doente e cego, canta: «Louvado sejas, meu Senhor, pelos que perdoam por Teu amor, suportando enfermidades e tribulações. Louvado sejas, Meu Senhor, pela nossa irmã a morte corporal,… Louvai todos e bendizei o meu Senhor! Dai-Lhe graças e servi-O com grande humildade!»

Naqueles(as) que dizem bem de Deus e lhe dão graças em todas as circunstâncias não se extingue o Espírito de louvor e adoração. Assimilam o bem, onde quer que se encontre, caminham na esperança rumo à liberdade e à vida. Os amantes de Deus «Anunciam dia após dia a Sua salvação, publicam entre as nações a Sua glória e em todos os povos as suas maravilhas» (cf. Sl. 95).

Irmã M.ª do Carmo Bogo

Anúncios

1 thought on “A Fé, bendizer (dizer bem) de Deus”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s