VENERÁVEL SERVA DE DEUS

Scandola

Hoje, dia 01 de setembro é  o aniversário do “dies natalis” da Irmã Giuseppa Scandola, Irmã Missionária Comboniana do tempo de São Daniel Comboni, chamada também a “Irmã Giuseppa dos tamancos”, porque apresentou-se a Comboni de tamancos, mas com a ideia de voltar a casa para mudar de calçado (sapatos) quando entrasse para Missionária, mas Comboni  não fez questão que não tivesse sapatos.

Também se conta que no diálogo com Comboni, quando se ofereceu para ser missionária, este perguntou-lhe o que sabia fazer, ela respondeu: “polenta”, isto é, uma espécie de papas de milho que era a comida dos pobres no século XIX na Itália; Comboni por sua vez respondeu-lhe: “muito bem! Em África também se come polenta”.

E falando das suas primeiras Irmãs Comboni dizia: “a sacristá (Giuseppa) é a mais santa das minhas Irmãs”. Já no tempo de São Daniel Comboni haviam as professoras como (Teresa Grigolini), mas também as Irmãs que com uma vida simples mas santa, fizeram muito bem em África. Por isso, tu jovem ou adulto, o  não teres um curso superior não é desculpa para não ser missionário/a, na África, ou em qualquer outra parte do mundo.

“Vem e Vê” é o convite de Jesus para todos e para todos os tempos.

Ir. Lurdes Ramos

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s