EVANGELIZAR HOJE ” A VOZ DA MULHER NA MISSÃO” N. 109

FAMÍLIA: o lugar para a VIDA

A FAMÍLIA ocupa o ponto mais alto da Criação de Deus. “Façamos o homem à nossa imagem e semelhança” (…) e criou-o homem e mulher. Deus abençoou-os e disse-lhes: “Sede fecundos e multiplicai-vos”. Mas, no desenrolar da História, o homem e a mulher cedem às intrigas  da serpente. Então a vida deixa de ser dom e bênção para se tornar poder; um poder sempre maior; sobre o outro e contra o outro. Assim acontece em todo o grupo humano sempre que a relação se torne desejo, sedução, domínio, engano e violência.

P. 1 EH 109 Sagrada FamiliaMARIETTA SCANDOLA NO CORAÇÃO DA MISSÃO

A Missão de Berber acolhe as missionárias para uma pausa de adaptação ao clima, e o primeiro encontro com a África e com a população local. Era importantíssimo que as irmãs aprendessem a estabelecer contacto com as mulheres dos empregados, dos oficiais, dos mercadores…

Da sua casa, situada na margem do Nilo, em frente ao Porto, as Irmãs viam frequentemente chegar os barcos a vapor carregados de borrocha, dentes de elefante e não só…Algumas embarcações, infelizmente, com as mercadorias referidas transportavam também pessoas que haviam sido arrancadas às suas vidas tranquilas, a fim de serem reduzidas à escravatura.

p 2 EH 109 2 mulheres sudanesasTER FÉ SIGNIFICA SERVIR

A IRMÃ ALICE COSTA é natural de S. Martinho do Vale, Vila Nova de Famalicão. Trabalha na República Centro-Africana há trinta e quatro anos, realizando o seu trabalho em vários lugares do país…o último lugar é na capital Bangui por causa da guerra. O seu principal ministério é a Pastoral nas suas diferentes expressões: formação de catequistas, liturgia e apoio às comunidades cristãs. Ela põe a sua fé ao serviço do povo, como ela mesma nos conta: “A vocação missionária é o resultado da fé que  recebi na minha família e na Igreja Católica; um dom precioso que procuro partilhar através do serviço a toda a pessoa humana seja ela quem for.”

Alice Costa
Irmã Alice Costa com um grupo de jovens da República-Centro Africana

Para ter mais informações sobre a Missão, faça uma assinatura do jornal Evangeliza Hoje, que é trimestral. Boa Missão para todos os nossos amigos/as do blog, neste mês de Outubro, mês missionário por excelência.

A MISSÃO “AD GENTES” VIBROU EM SINTRA

Na paróquia de São Francisco de Assis de Mira Sintra, realizou-se de 15 a 23 de Março de 2014, uma semana de animação missionária com os Institutos Ad gentes (ANIMAG). Nas actividades missionárias participaram membros de várias congregações religiosas. A semana inaugurou-se com a celebração Eucarística de envio, presidida por D. Joaquim Mendes, bispo auxiliar de Lisboa.

ACER
Irmã Mariangela na divulgação da imprensa missionária
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s