Noticias do Equador – Da noviça Joana Comboniana

SAM_0888

OLÁ QUERIDAS IRMÃS

Peço desculpa por não vos ter escrito nem umas linhas desde que cheguei. Mas sei muito bem que estamos unidas na oração e na missão.

Nós aqui estamos bem. Como já deverão saber somos seis noviças e realmente somos uma comunidade internacional, já que estamos de Espanha, de Itália, do México, do Equador, da Costa Rica e eu de Portugal. É muito belo pensar que se não tivessemos respondido ao chamamento do SenhorJesus, não estaríamos aqui todas, não nos conheceríamos e não partilhavamos as nossas vidas, os nossos desejos, a nossa paixão por Deus e pela sua missão, pela humanidade. Realmente Deus fala no silêncio para fazer algo de maravilhosos. Que o Senhor nos conceda sempre e cada vez mais confiança nos seus planos que são sempre muito mais surpreendentes do que possamos imaginar.

Estes quase tres meses foram meses de adaptação a uma nova altitude (Quito está a 2700m), à nova alimentação (que é bastante deliciosa), à nova cultura, a novas gentes. Há sempre algo novo para acolher e algo novo que partilho. É bonito que aos poucos dou conta que a vida missionária é uma partilha diária e nos enriquecemos muito se estamos disponíveis de coração aberto… Tenho falado de vós e das comunidades de Portugal, do que fazemos, o que somos, assim a comunidade de Quito já conhece as Combonianas de Portugal…Realmente a vida missionária nos possibilita  sentir de forma diferente porque somos Igreja universal,somos católicos!!

Também já começamos as aulas de teologia na Conferência Episcopal Equatoriana dos religiosos com outros noviços/as de outras congregações. As irmãs da comunidade são: Ir. Adriana que esteve no Sudão e Etiópia, Ir. Josefa que esteve no Congo e a Ir. Domi que está há mais de 30 anos no Equador.

Assim que, daqui do Equador vos saudamos e reafirmamos o nosso desejo de continuar unidas na missão e oração. Neste mês de novembro que recordamos as nossas primeiras Irmãs mártires no Sudão por causa da Mahdia, a sua fidelidade à missão em condições muito difíceis. Peçamos juntas ao Senhor Jesus também pelo dom da nossa fidelidade e da nossa entrega.

É Jesus que em cada dia nos ajuda a dizer o nosso SIM, para que as nossas vidas, independentemente do que possamos fazer ou não, estejam sempre disponíveis para os seus preferidos, para os mais marginalizados, para aqueles irmãos e irmãs que a nossa sociedade já não se preocupa.

QUE O NOSSO HORIZONTE CONTINUE A SER SEMPRE O HORIZONTE DE DEUS, O HORIZONTE DA MISSÃO.

Com muito carinho, um beijo para todas e para cada uma.

Joana

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s