Encontro latino americano sobre “Igrejas e Mineração” nas terras indígenas, em Brasília

Is this email not displaying correctly?
View it in your browser.
Encontro latinoamericano sobre “Igrejas e Mineração” chama coletiva de imprensa, esta sexta,5, às 11h

Acontece esta semana em Brasília (DF), o encontro latinoamericano sobre “Igreja e Mineração, uma opção em defesa de comunidades e territórios”. O encontro reúne mais de 90 pessoas das igrejas cristãs e da sociedade civil de 13 diferentes países de todo o continente que enfrentam no dia-dia conflitos provocados pelas empresas de mineração em todo continente latinoamericano.

A atuação das empresas transnacionais de mineração na América Latina tem causado grandes impactos e graves danos socioambientais, assim como inúmeros casos de violações dos direitos humanos, além gerar impactos irreversíveis nos ecossistemas, comunidades e entornos sociais nos quais ela se desenvolve.

Nesta sexta- feira, 5, às 11h da manhã haverá coletiva de imprensa com o bispo da CNBB,  dom Leonardo Ulrich Steiner, Moema Miranda do Comitê Nacional em Defesa dos Terrritórios Frente à Mineração e representante do Conselho Latino-americano das Igrejas (CLAI).

Na América Latina estão registrados mais de 211 conflitos provocados por atividades de mineração, alguns casos mais emblemáticos como Chile, Peru e Guatemala, se destacam com até casos de mortes de lideranças. No Brasil, está em tramitação no Congresso um projeto altamente nocivo, o Novo Código de Mineração. O relator da proposta, Deputado Leonardo Quintão (PMDB-MG), foi financiado por empresas de mineração e defende publicamente o setor.

Articulação

O encontro conta com o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a participação do Conselho Latino-americano das Igrejas (CLAI), pela defesa da vida e dos territórios para três dias de debate, trabalho e definição de estratégias e alianças, a fim de planejar um enfrentamento conjunto dos desafios frente aos megaempreendimentos causados por atividades minerárias.

Leigos, leigas, religiosas e religiosos e movimentos sociais estiveram e continuam ativamente comprometidos na denúncia dos impactos da mineração nos territórios. O encontro visa a partir das experiências de resistências compartilhadas buscar alternativas frente a este modelo de desenvolvimento, para fortalecer a articulação entre as comunidades eclesiais ativas nestes temas, além de incentivar espaços para um diálogo cada vez maior entre as bases das igrejas e as suas hierarquias sobre estes temas.

Quando e Onde?
O coletiva será na cidade de Brasília (DF), no Centro Cultural de Brasília, na sexta-feira, 5, SQN 601 L2 Norte.

Sexta 5 de dezembro
Coletiva de Imprensa às 11h

Para mais informações:
Luana Luizy– assessoria de comunicação do encontro, (61) 8128-57-99/ luanaluizy@gmail.com


Conselho Indigenista Missionário
Assessoria de imprensa
E-mail: imprensa@cimi.org.br
Telefone: 61 2106 1650
SDS Ed. Venâncio III – Salas 309/314
Brasília – DF
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s