Uma iniciativa interessante para o ano da Vida Consagrada

Vida Consagrada: Bicicleta de 12 lugares leva religiosos a pedalar por Portugal

Agência Ecclesia

20 de Agosto de 2015, às 12:29

Iniciativa itinerante quer «facilitar novos diálogos» no encontro com as pessoas

Lisboa, 20 ago 2015 (Ecclesia) – A Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP) vai apresentar vai apresentar esta sexta-feira um ‘velocípede de 12 lugares’ do Ano da Vida Consagrada, a partir das 15h30, no Lar Juvenil dos Carvalhos, Vila Nova de Gaia.

“Para além de ser um excelente e saudável meio de transporte, de (des)encontros, este velocípede de 12 lugares evocará outro grupo de apóstolos. Vai congregar consagrados(as) que desejem e puderem afetiva e efetivamente pedalar pelos caminhos lusitanos humano-divinos”, explica o presidente da CIRP.

Numa nota enviada à Agência ECCLESIA, o padre Artur Teixeira adianta que nesta jornada vão procurar visitar os mosteiros de clausura e ainda os lugares “mais significativos na vida de mártires e santos/as” que os precederam na vida consagrada em Portugal.

Segundo o responsável, a bicicleta de 12 lugares é um “sinal itinerante” que “ousa facilitar novos diálogos” nos lugares da vida quotidiana dos cidadãos.

Neste contexto, os Institutos Religiosos e Seculares querem “ousar romper preconceitos” sobre quem são e o que fazem testemunhando a “genuína fraternidade, a desafiante multiculturalidade” e a “enriquecedora complementaridade na diversidade” através da “alegria” de seguirem Jesus Cristo.

Em pleno Ano da Vida Consagrada, vivido com o lema ‘Vida Consagrada na Igreja Hoje: Evangelho, Profecia e Esperança’, os religiosos vão manifestar a sua “dedicação ao próximo, exercitando a gramática da proximidade e contagiando o abraço de Deus para todos/as e para cada pessoa”, acrescenta o padre Artur Teixeira.

O programa da cerimónia de lançamento, esta sexta-feira, consta de uma breve apresentação da iniciativa, a bênção do “velocípede” e um “teste drive” pelos consagrados/as.

Confiantes na “proteção de Nossa Senhora de Fátima”, a meta desta viagem é o santuário mariano da Cova da Iria, onde esperam chegar a 7 de fevereiro de 2016, coincidindo com a peregrinação nacional de encerramento do Ano da Vida Consagrada em Portugal.

O presidente da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal revela que estes contam com a “melhor cooperação” das autoridades rodoviárias e de segurança neste itinerário e com a “compreensão de todos quantos circulam nas estradas”.

O Ano da Vida Consagrada foi convocado pelo Papa Francisco no contexto dos 50 anos do Concílio Vaticano II e, em particular, dos 50 anos da publicação do decreto conciliar sobre a renovação da vida consagrada.

Uma iniciativa que pretende especificamente até 2 de fevereiro de 2016 ajudar institutos religiosos e seculares a concretizarem três grandes objetivos: “Fazer memória agradecida do passado; abraçar o futuro com esperança e viver o presente com paixão.”

CB/OC

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s