NATAL É JESUS

Lamego: Bispo explica que Natal «não se pode comprar ou aviar por receita»
Agência Ecclesia 22 de Dezembro de 2015, às 11:38
D. António Couto publica mensagem «Encandeados por Jesus»

Lamego, Viseu, 22 dez 2015 (Ecclesia) – O bispo de Lamego defendeu que o Natal é um “imenso caudal de luz e de alegria” de Jesus, embora exista quem pense em “amansá-lo e enlatá-lo, domesticá-lo, e depois tomá-lo em pequenos comprimidos, um por dia”.

“O Natal não se pode comprar ou aviá-lo por receita. Nem cumprimentá-lo, quer com a mão esquerda quer com a direita. O Natal não tem regra ou etiqueta. Não se pode semeá-lo na jeira ali ao lado. Não se pode trocá-lo por qualquer bugiganga à venda no mercado”, alerta D. António Couto.

Na mensagem natalícia enviada à Agência ECCLESIA, o bispo de Lamego explica que o “vendaval” que se chama Natal “só” se pode deixar “entrar” em cada um “aos borbotões, até que rebentem os portões, e caiam um a um todos os botões”.

“Também o mofo e o verdete que há nos corações serão levados na torrente, e também tudo o que apenas é corrente, banal ou indiferente”, observa.

Neste contexto, o bispo de Lamego afirma que o “Natal é Jesus”, por isso, incentiva os diocesanos a ir até Belém e a porem-se a “caminho da paz e do carinho”.

“Experimenta abrir o coração à Concórdia. Abraça a Misericórdia. Celebra agora o nascimento do único Rei que não reina desde fora”, mobiliza D. António Couto na sua mensagem de Natal.

O prelado destaca também que o Natal “é intransitivo” onde o “mapa desenrola-se por dentro”, porque só o amor pode “dissolver este nevão”, o bem pode vencer o mal.

Na mensagem publicada no sítio online da diocese lamecense, D. António Couto recorda também a Carta Pastoral do arcebispo de Mogúncia (Mainz), por ocasião dos 1250 anos da morte de São Bonifácio, Apóstolo da Alemanha.

Neste documento, o cardeal Karl Lehmann traça um quadro “realista” de uma Igreja que “parece envelhecida e cansada” mas aponta as “coordenadas que devem moldar o rumo do futuro”.

“Não basta reformar por fora estruturas e edifícios, é preciso reformar por dentro, mudar o coração, acendê-lo com a luz nova de Cristo e do seu Evangelho. É preciso conversão pessoal e pastoral. É preciso Natal”, destaca o bispo de Lamego.

CB/OC
QUE O MENINO JESUS NASÇA NO MEU E TEU CORAÇÃO! PARA VIVERMOS ESTE ANO 2016 QUE ESTÁ ÀS PORTAS COM UM CORAÇÃO MISERICORDIOSO “COMO O PAI”!
FELIZ NATAL! SÃO OS VOTOS SINCEROS DAS IRMÃS MISSIONÁRIAS COMBONIANAS DE PORTUGAL…

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s