REITOR DO SEMINÁRIO MAIOR DO PORTO É NOMEADO BISPO

Porto: Papa nomeia novo bispo auxiliar

Agência Ecclesia

09 de Janeiro de 2016, às 11:00

Porto: Papa nomeia novo bispo auxiliar INCORPORAR:

D. António Augusto Azevedo era até agora reitor do Seminário Maior

Cidade do Vaticano, 09 jan 2016 (Ecclesia) – O Papa Francisco nomeou hoje como bispo auxiliar do Porto D. António Augusto Azevedo, de 53 anos, atual reitor do Seminário Maior da diocese, revelou à Agência ECCLESIA a Nunciatura Apostólica em Portugal.

O novo bispo junta-se a D. António Francisco dos Santos, bispo do Porto desde fevereiro de 2014, e a D. António Maria Bessa Taipa e D. Pio Alves, auxiliares na diocese mais populosa do país.

D. António Augusto Azevedo, natural de Avioso (Concelho da Maia), foi ordenado padre a 13 de julho de 1986 e tem um doutoramento em Filosofia na Universidade Pontifícia Gregoriana, de Roma.

O sacerdote lecionou na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP), no Centro de Cultura Católica e no Curso de Pastoral do Seminário Maior, sempre no Porto, tendo colaborado ainda com a Escola de Direito e da Faculdade de Educação e Psicologia da UCP.

O bispo auxiliar é dado ao responsável diocesano para o coadjuvar nas tarefas apostólicas da diocese, sem direito de sucessão.

D. António Augusto Azevedo foi nomeado bispo com o título de Cemeriniano, uma antiga diocese do norte de África, na atual Argélia.

O novo bispo é assistente diocesano do CPM – Centro de Preparação para o Matrimónio desde 2005 e juiz do Tribunal Eclesiástico do Porto desde 2004; antes trabalhou nas paróquias de Santo Tirso e Vilar do Paraíso (Vila Nova de Gaia) e foi capelão militar na Força Aérea.

A Diocese do Porto, com 2,06 milhões de habitantes, está situada no norte de Portugal, ao longo do litoral atlântico, prolongando-se em direção ao interior pela margem esquerda do Rio Ave e Vizela até ao vale do Tâmega; tem 477 paróquias numa área de 3010 quilómetros quadrados, que engloba 26 concelhos – 17 dos quais pertencem ao distrito do Porto, 8 ao distrito de Aveiro e 1 ao distrito de Braga.

OC

 


Diocese do Porto

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s