CARTA Á FAMÌLIA COMBONIANA SOBRE O JUBILEU DA MISERICÓRDIA

“Este Coração adorável…rico de toda a graça, não conheceu um instante…em que não palpitasse com mais puro e misericordioso amor pela humanidade. Desde o sagrado berço de Belém, apressa-se a anunciar pela primeira vez a paz ao mundo: menino no Egipto, solitário em Nazaré, evangelizador na Palestina, partilha a sua sorte com os pobres, convida os pequenos e desafortunados a que se aproximem, conforta e cura os doentes, devolve os mortos à vida, chama ao bom caminho os extraviados e perdoa aos arrependidos; moribundo na cruz, na sua extrema mansidão reza pelos que o crucificaram; glorioso ressuscitado, manda os Apóstolos pregar a salvação ao mundo inteiro” (E 3323 de Comboni).

Caríssimos Irmãos e Irmãs da Família Comboniana

 Com esta carta, fruto de um tempo de oração, reflexão e partilha que tivemos juntos no final da Vida Consagrada e no início do Ano Santo da Misericórdia, desejamos oferecer a todos os membros da Família Comboniana algumas reflexões e , sobretudo, convidar cada um/a a viver em profundidade os desafios e as oportunidades que o Ano Jubilar nos oferece pessoalmente e como Família…

O Rosto misericordioso do Pai: para com as nossas instituições

Ao longo do caminho da nossa pertença aos nossos Institutos / grupos / família Comboniana, os nossos sentimentos de amor, de orgulho sadio e de gratidão deveriam crescer com o passar dos anos. Mas, por vezes, nota-se também sentimentos de amargura, crítica destrutiva, o “terrorismo da bisbilhotice”, como lhe chama o Papa Francisco. Poderia dizer-se que isto faz parte da nossa condição humana, marcada pelo pecado, ainda em vias de transformação. As nossas fraquezas não deveriam surpreender-nos  ou ser motivo de escândalo. Não deveriam enfraquecer o nosso sentido de pertença e a alegria de ser Comboniano/a, ou diminuir o desejo  e o empenho a viver, de modo digno, a chamada a ser Santos e Capazes, nas pegadas de São Daniel Comboni.

E então…Celebraremos a misericórdia

Neste Ano Jubilar, por intercessão de Maria, Mãe da Misericórdia, peçamos a Deus Pai o dom de reconhecer-nos necessitados/as da Sua misericórdia e desejosos/as de ser reconciliados/as: connosco mesmos/as, com os nossos irmãos e irmãs em comunidade, com os nossos Institutos e grupos combonianos.

Convidamos, portanto, todos os membros da Família Comboniana, SMC, ISMC, MCCJ, LMC e outros grupos/movimentos que se inspiram no carisma comboniano, a celebrar, a 17 de Março próximo, o XX aniversário da beatificação de São Daniel Comboni, com uma jornada de oração-contemplação da Misericórdia de Deus em Comboni. É um convite a, como seus filhos/as, deixar-nos transformar pela Misericórdia do Coração de Jesus e a riavivar a nossa compaixão e o empenho de anunciar, com palavras e obras, o Deus de misericórdia aos irmãos e irmãs mais abandonados e sofredores.

Saudamo-vos com grande afecto,

Os Conselheiros Gerias e Coordenadore do Comité Central LMC

SMC – Irmãs Missionárias Combonianas

ISMC- Instituto Secular Missionárias Combonianas

MCCJ – Missionários Combonianos do Coração de Jesus

LMC – Leigos Missionários Combonianos

Roma, mês de Fevereiro 2016

Trechos da carta enviada para os membros da Familia Comboniana para o Ano Santo da Misericórdia

11898520_10207024711874647_1991336728568062977_n[1]DSC02799

As Irmãs MC, juntamente com D. Ilídio, P. Victor , Missionario Comboniano, Carlos Barros LMC, participantes na Assembleia, Viseu, Portugal 2015
As Irmãs MC, juntamente com D. Ilídio, P. Victor , Missionario Comboniano, Carlos Barros LMC, participantes na Assembleia, Viseu, Portugal 2015

DSC02766DSC02734

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s