Assembleia Pre Capitular de Madrid

De 16 a 20 de março de 2016, 40 Irmãs Missionárias Combonianas provenientes de Portugal, Inglaterra, Escócia, Paris, Almeria, Granada, Zaragoza e Madrid, prepararam com empenho durante  quatro dias as propostas para o XX Capítulo Geral. O tema da Assembleia: “Osare a mística do encontro para viver a missão Comboniana hoje” que é o mesmo do Capítulo.

Assembleia teve início com as Boas Vinda da Irmã Ida Colombo e apresentou o programa dos dias que se seguiam. No dia 17 fizemos uma peregrinação a Segovia, cidade que fica distante de Madrid uns 100 Km. Além de visitarmos a Catedral da cidade fomos a um centro de espiritualidade Carmelita, onde celebramos a Eucaristia, almoçamos e depois do almoço fizemos um encontro de grupos com uma dinâmica onde ajudou a conhecermo-nos melhor e assim predispor-nos para os trabalhos dos dias que se seguiam na Assembleia.

No segundo dia foram apresentadas as experiências de “encontro” que cada comunidade tinha feito e foram escolhidas duas para apresentar ao Capítulo. Londres, encontro com três muçulmanos e Granada encontro com migrantes. Depois de termos feito um discernimento orientado pela Irmã Toya (Victoria) das propostas e moções ao Capitulo, no Domingo pela manhã a ecónoma Provincial e as ecónomas de Zona apresentaram a  situação das finanças da Província.

Assembleia terminou no dia 20, com a celebração dos 50 anos de Vida Religiosa Missionária das irmãs: Pat, Franca e Mercedes. Foram as postulantes que prepararam a celebração, singela mas muito significativa, era o Domingo de Ramos, onde Jesus celebrava a Sua entrada triunfal em Jerusalém. Padre Vllarinho, Missionário Comboniano, deu uma linda mensagem a volta do “burro que deveria ser desligado” para levar Jesus, muito profunda e atual para os dias de hoje…sermos disponíveis  para irmos onde Jesus nos leva…com Ele subir para Jerusalém. Vivermos com Ele a Sua paixão para com Ele também ressuscitarmos.

Ir. Lurdes Ramos

DSC03465DSC03512DSC03531DSC03497DSC03484DSC03542DSC03570DSC03564