Jornal

Uma tenda para Deus

Quando a nossa vida se encontra fortemente marcada pela incerteza do futuro, cresce em nós o desejo de contemplar a beleza do nosso Deus. (Cf. Marcos 9, 1-10)

Pedro não sabia o que dizia, pois estavam todos tão assombrados… Tal como o rei David, o apóstolo Pedro achava por bem construir uma tenda para abrigar o Divino que envolvia Moisés e Elias. Mas, deu-se uma mudança de perspetiva: «Vai dizer ao meu servo David: … Assim diz o Senhor: Desde que tirei do Egipto os filhos de Israel até ao dia de hoje, não habitei em casa alguma; mas peregrinava alojado numa tenda que me servia de morada (2º Samuel7, 1-29).
Jesus foi transfigurado dias antes da Sua Paixão e Morte e na contemplação do Plano de Deus a seu respeito, o seu Corpo deixou transparecer a Glória que o habitava. Essa luz gloriosa irradiou o corpo humano de Jesus, o Lugar Santo, o verdadeiro Templo onde Deus habita e irradia para todo o homem que vem a este mundo.
A transfiguração de Jesus é de facto um acontecimento de comunhão, de caminho andado em companhia, sob o mesmo céu aguentando as mesmas intempéries ao longo dos dias e das noites, protegidos pela comunhão dos santos; como proclamamos no Credo, dando-se a união da Antiga Aliança com a Nova e Eterna Aliança, ou seja, a Igreja.
Sobretudo, quando as nossas vidas estão ameaçadas pelo medo e sujeitas a muitas limitações e dores, o nosso corpo torna-se o lugar da contemplação da Glória de Deus: «Ele transfigurará o nosso corpo mortal, conformando-o ao seu corpo glorioso, com aquela energia que o torna capaz de a si mesmo sujeitar todas as coisas». (Fil 3,21)

Deus vos guarde em seu coração, sempre. Rezemos uns pelos outros.

Ir. Carmo Bogo

Clique para abrir o jornal Evangelizar Hoje, nº 133, Julho-Setembro de 2020.

EH133

Clique para abrir o Jornal Evangelizar Hoje, n° 135, Abril-Junho 2021.

Clique para abrir o Jornal Circular, Páscoa 2021.